domingo, 19 de agosto de 2012

Elabore um resumo do governo de Deodoro de Fonseca.



A situação política do presidente não era fácil. Frente à luta entre os industrialistas e os representantes da lavoura, Deodoro optou pelos últimos. A partir desse momento, as forças políticas mais progressistas, inclusive muitos militares, passaram para a oposição. Para pioras ele não tinha o total apoio das oligarquias.

Elas estavam em divididas: a maioria do Congresso Nacional opunha-se ao presidente; enquanto os governos estaduais, chefiados por elementos de confiança de Deodoro, apoiavam-no. Para se impor politicamente, o presidente precisava derrotar o Congresso, e este, para sobreviver, precisava se desfazer do presidente.
Em 3 de novembro de 1891, apoiado por seus aliados políticos, Deodoro deu um golpe de estado: fechou o Congresso, decretou o estado de sítio, estabeleceu a censura e prendeu líderes oposicionistas. A opinião pública ficou contra Deodoro, desde os poderosos cafeicultores paulistas até os operários da estrada de ferro Central do Brasil, que entraram em greve, enquanto os principais líderes militares também se oponham ao marechal. A 23 de novembro, o almirante Custódio de Melo, apoiado pelo exército, exigiu a renúncia do presidente. Sem forças para resistir, Deodoro renunciou.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...